sexta-feira, 9 de novembro de 2012

SOPA :: ELENCO :: MIGUEL DIAS

O Miguel será Francisco José, em "SOPA, Acerca de um Teatro do Nada". É já uma presença habitual no elenco dos projetos teatrais da Companhia de Teatro da SMUP e desta vez não foi excepção. Encarou este novo desafio como parte integrante e necessária do seu processo de crescimento e desenvolvimento enquanto ator. Para além de representar, participa também enquanto produtor (Projeto Magnólia) nesta nova peça da CTS.

O Miguel nasceu no ano de 1973, em Angola. A sua formação profissional nada tem a ver com as artes ou com o teatro. Este, funciona para si como uma terapia, uma atividade que ama, mas que não desenvolve a título profissional. A sua primeira experiência teatral acontece quando já tinha 34 anos. Nessa altura, a Companhia de Teatro da SMUP procurava um ator masculino para interpretar um papel na peça que se encontravam a encenar, e o Miguel, cedendo à pressão de alguns amigos que integravam a companhia, acabou por ceder e assumir o papel. Viu aí uma excelente oportunidade para atenuar alguns traços de tímidês e introversão da sua personalidade. No fundo uma oportunidade de fazer um trabalho de desenvolvimento pessoal e não um trabalho de ator. Mas o gosto pela representação entranhou-se, o que fez com que ele não abandonasse o teatro até hoje. Frequentou o workshop "Iniciação à Prática Teatral", orientado pela atriz Paula Luís e tem participado em vários projetos levados a cabo pela Companhia de Teatro da Smup. Estreou-se como Duque Teseu, em Sonho de uma Noite de Verão, mais tarde participou na peça A Ratoeira, como Major Vidigal e mais recentemente como Arlequim, numa encenação e adaptação de Manuel Jerónimo de textos de Almada Negreiros, em Pierrot & Arlequim.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O CARTAZ


SOPA, Acerca de um Teatro do Nada :: ENCENAÇÃO :: MANUEL JERÓNIMO


Desde há algum tempo que o Manuel mantém numa relação de proximidade tanto com a SMUP, como com  o Projeto Magnólia. A sua primeira experiência mais significativa enquanto ator, foi exatamente na Companhia de Teatro da SMUP, e desde então, integrou vários projetos teatrais que a dita companhia tem levado a cena. São exemplos disso o Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, Sonho de uma Noite de Verão, de Shakespeare ou A Ratoeira, de Ágatha Christie. Em 2010 encena e interpreta a peça Linha de Água, uma produção do Projeto Magnólia. Desde então, a sua colaboração com esta associação cultural estende-se até hoje, quer como ator, quer como encenador. São suas as encenações da peça Doce da Casa, bem como As Fantásticas Histórias de Veritalungo - O Quadro, na qual participou também enquanto ator. Deu aulas de teatro no Agrupamento de Escolas de Colares e no Teatro Bocage, onde depois de ter concluído a sua formação de ator, foi convidado a lecionar. Concluiu ainda o Curso de Artes Performativas, na Academia SOU, bem como os estudos de Mestrado em Filosofia, na UNL. Encontra-se a terminar o Mestrado em Encenação, na Escola Superior de Teatro e Cinema e a estudar com o Cláudio Hochman.
Atualmente é encenador da Companhia de Teatro da SMUP, onde depois de encenar Pierrot e Arlequim, uma adaptação do texto de Almada Negreiros, encontra-se a desenvolver o projeto criativo SOPA, Acerca de um Teatro do Nada, conjuntamente com o seu grupo de atores, uma co-produção do Projeto Magnólia e a SMUP.


terça-feira, 6 de novembro de 2012

Temos SOPA!!!

Este blog servirá de plataforma activa de partilha de informação, opiniões e experiências relacionadas com a Peça de Teatro "SOPA, Acerca de um teatro do nada".
Esta peça tem encenação de Manuel Jerónimo e a Companhia de Teatro da SMUP como elenco.
A estreia está marcada para o próximo dia 6 de Dezembro na Parede, Sociedade Musical União Paredense.
Conhecer os actores e todas as pessoas relacionadas com esta peça será outra das tónicas deste blog.
Agora já sabem, por aqui o prato principal é mesmo SOPA.   :))