terça-feira, 20 de novembro de 2012

SOPA :: ELENCO :: CARLA SANTOS



Carla encarna a personagem de Sara, em "SOPA, Acerca de um Teatro do Nada". Ela é o "miminho" da companhia, não dispensa os cumprimentos, os beijinhos, os abraços e as demonstrações de afeto, que tanto valoriza. Presença habitual nos projetos teatrais levados a cabo pela companhia, fez um pequeno interregno ultimamente, mas agora está de volta... Quem não quer saber o que Sara tem para nos mostrar nesta nova peça da CTS?!?!?!




A Carla tem, 30 anos e é estudante. Nasceu em Oeiras a 12 de Março de 1982, e desde muito nova mostrou interesse para às artes.Com 8 anos começou a mostrar os seus dotes artísticos, nas aulas de ballet, passando por aprender piano, acordeão e viola.
O teatro entra na sua vida aos 13 anos de idade, quando a professor de português a desafia a entrar para o grupo de teatro da escola.
Mais tarde,esse grupo, passa a fazer parte da Sociedade da Aboboda, como grupo teatral "Em Cena".
Desde então nunca mais parou tendo participado em peças como: "Conversa Acabada", "Pierrot e Arlequim". Na Sociedade Musical União Paredense participou em: " Um fantasma chamado Isabel", "Auto da Barca do Inferno e Auto da Índia" e "Sonho de uma noite de Verão".

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

SOPA :: ELENCO :: ALICE COSTA


A Alice é Inês, em "SOPA, acerca de um teatro do nada". É a alma da companhia! Para além de Diretora Artística, ela é o elo de ligação entre os diferentes intervenientes no processo - SMUP, Companhia e Projeto Magnólia. Está sempre lá: na hora certa, no sítio certo e com a atitude mais assertiva em cada momento. Pronta para tudo e para todos.Sempre envolvida em todos os projetos, e desta vez irá também representar, atividade que para ela já é algo que lhe sai naturalmente e com mestria.

Nasceu na bonita vila de Oeiras em pleno Agosto decorria o ano de 1976, foi batizada como Alice Costa.
Aos 13 anos é quase que obrigada pelos colegas a participar no “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente, mas desde esse dia nunca mais parou.
Fundou com outros membros e com a mentora Prof. Palmira Rodrigues a Companhia de Teatro da ESFGA.
Em 1994 entra na Companhia de Teatro dos Bombeiros Voluntários do Cacém, onde trabalha com nomes como Ana Ademar, Helder Gamboa e Pedro Mendes.
Em 1998 entra para a CTS (companhia de Teatro da SMUP) onde permanece até hoje. Neste ultimo acumula o cargo de directora artística trabalhou com nomes como Vera Gromicho, Pedro Mendes, Pedro Marques Mendes, Susana Branco, Manuel Jerónimo e Cristóvão Santos entre muitos outros.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

SOPA :: ELENCO :: MIGUEL DIAS

O Miguel será Francisco José, em "SOPA, Acerca de um Teatro do Nada". É já uma presença habitual no elenco dos projetos teatrais da Companhia de Teatro da SMUP e desta vez não foi excepção. Encarou este novo desafio como parte integrante e necessária do seu processo de crescimento e desenvolvimento enquanto ator. Para além de representar, participa também enquanto produtor (Projeto Magnólia) nesta nova peça da CTS.

O Miguel nasceu no ano de 1973, em Angola. A sua formação profissional nada tem a ver com as artes ou com o teatro. Este, funciona para si como uma terapia, uma atividade que ama, mas que não desenvolve a título profissional. A sua primeira experiência teatral acontece quando já tinha 34 anos. Nessa altura, a Companhia de Teatro da SMUP procurava um ator masculino para interpretar um papel na peça que se encontravam a encenar, e o Miguel, cedendo à pressão de alguns amigos que integravam a companhia, acabou por ceder e assumir o papel. Viu aí uma excelente oportunidade para atenuar alguns traços de tímidês e introversão da sua personalidade. No fundo uma oportunidade de fazer um trabalho de desenvolvimento pessoal e não um trabalho de ator. Mas o gosto pela representação entranhou-se, o que fez com que ele não abandonasse o teatro até hoje. Frequentou o workshop "Iniciação à Prática Teatral", orientado pela atriz Paula Luís e tem participado em vários projetos levados a cabo pela Companhia de Teatro da Smup. Estreou-se como Duque Teseu, em Sonho de uma Noite de Verão, mais tarde participou na peça A Ratoeira, como Major Vidigal e mais recentemente como Arlequim, numa encenação e adaptação de Manuel Jerónimo de textos de Almada Negreiros, em Pierrot & Arlequim.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O CARTAZ


SOPA, Acerca de um Teatro do Nada :: ENCENAÇÃO :: MANUEL JERÓNIMO


Desde há algum tempo que o Manuel mantém numa relação de proximidade tanto com a SMUP, como com  o Projeto Magnólia. A sua primeira experiência mais significativa enquanto ator, foi exatamente na Companhia de Teatro da SMUP, e desde então, integrou vários projetos teatrais que a dita companhia tem levado a cena. São exemplos disso o Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, Sonho de uma Noite de Verão, de Shakespeare ou A Ratoeira, de Ágatha Christie. Em 2010 encena e interpreta a peça Linha de Água, uma produção do Projeto Magnólia. Desde então, a sua colaboração com esta associação cultural estende-se até hoje, quer como ator, quer como encenador. São suas as encenações da peça Doce da Casa, bem como As Fantásticas Histórias de Veritalungo - O Quadro, na qual participou também enquanto ator. Deu aulas de teatro no Agrupamento de Escolas de Colares e no Teatro Bocage, onde depois de ter concluído a sua formação de ator, foi convidado a lecionar. Concluiu ainda o Curso de Artes Performativas, na Academia SOU, bem como os estudos de Mestrado em Filosofia, na UNL. Encontra-se a terminar o Mestrado em Encenação, na Escola Superior de Teatro e Cinema e a estudar com o Cláudio Hochman.
Atualmente é encenador da Companhia de Teatro da SMUP, onde depois de encenar Pierrot e Arlequim, uma adaptação do texto de Almada Negreiros, encontra-se a desenvolver o projeto criativo SOPA, Acerca de um Teatro do Nada, conjuntamente com o seu grupo de atores, uma co-produção do Projeto Magnólia e a SMUP.


terça-feira, 6 de novembro de 2012

Temos SOPA!!!

Este blog servirá de plataforma activa de partilha de informação, opiniões e experiências relacionadas com a Peça de Teatro "SOPA, Acerca de um teatro do nada".
Esta peça tem encenação de Manuel Jerónimo e a Companhia de Teatro da SMUP como elenco.
A estreia está marcada para o próximo dia 6 de Dezembro na Parede, Sociedade Musical União Paredense.
Conhecer os actores e todas as pessoas relacionadas com esta peça será outra das tónicas deste blog.
Agora já sabem, por aqui o prato principal é mesmo SOPA.   :))